• Tratamento de rugas faciais.
• Rejuvenescimento da aparência.
• Resultados visíveis e sem tempo de recuperação.
O que é?
A toxina botulínica, conhecida por todos como botox, é uma proteína produzida por uma bactéria – Clostridium botulinum. Na década de 50 descobriu-se que esta proteína provocava diminuição da ação muscular quando injetada, deixando os músculos “relaxados”. Assim mesmo, utiliza-se no tratamento de rugas esteticamente inaceitáveis, em espasmos musculares e também na hiperhidrose (produção excessiva de suor).
Como funciona?
A toxina botulínica bloqueia especificamente os impulsos nervosos, conduzindo ao relaxamento dos músculos que apresentam uma contração excessiva, responsáveis pelo aparecimento de rugas. Outras funções nervosas como a sensibilidade ao toque da pele não são afetadas.
O tratamento
São injetadas pequenas doses desta substância por baixo da pele, de forma a reduzir as rugas. O tratamento dura cerca de 20 minutos e os resultados surgem nas primeiras 48 horas, atingindo o efeito máximo ao fim de 1 mês. Os resultados são duradouros, principalmente quando se tratam de sessões sequenciais, podendo manter-se até mais de 6 meses.
É seguro?
As baixas doses de toxina botulínica utilizada em tratamentos estéticos, tornam o procedimento extremamente seguro. Os efeitos secundários estão relacionados com o local de injeção e são, por exemplo, dor, desconforto, picadas ou hematomas. Também é possível que cause uma discreta cefaleia (dor de cabeça). Normalmente os efeitos secundários ocorrem durante a primeira semana após as injeções e são passageiros.