Rosácea

Rosácea


O que é?
A Rosácea é uma doença crônica, inflamatória caracterizada por períodos de surtos de agravamento e remissões. Começa a manifestar-se tipicamente após os 30 anos como uma vermelhidão nas bochechas, nariz, queixo ou testa que aparece e desaparece. Com o tempo, a vermelhidão tende a tornar-se mais persistente e podem observar-se pequenos derrames na superfície cutânea. Sem tratamento, podem aparecer também pequenas borbulhas e, em casos graves, rinofima (nariz volumoso).

Há vários fatores que podem agravar a rosácea como o clima, bebidas alcoólicas, cosméticos perfumados, atividade física, menopausa e determinados medicamentos (corticosteróides).

Quem sofre de rosácea?
Embora a rosácea possa afetar todos os segmentos da população, os indivíduos com pele clara e com facilidade em corar crê-se que têm mais risco. A doença é mais frequente no sexo feminino e no sexo masculino costuma diagnosticar-se já na sua forma fimatosa (rinofima).

A rosácea tem um impacto negativo na qualidade de vida, interferindo com a autoestima e provocando, por vezes, constrangimento social.