O que são?
Uma cicatriz é uma área de tecido fibroso que substitui a área de tecido normal, após uma cirurgia ou após uma ferida. As fibras de colagénio de uma cicatriz têm um arranjo diferente do tecido normal e uma textura diferente.
Porque aparecem as cicatrizes?
As cicatrizes resultam de um processo de recuperação natural do organismo após uma ferida. Quando a derme sofre um traumatismo ou uma queimadura, por exemplo, há a produção irregular e em excesso de tecido que substitui a área da ferida.
As cicatrizes são áreas com uma textura, consistência e um aspeto diferente da pele circundante. A maioria das cicatrizes são elevadas (salientes na pele) e de cor avermelhada, com o tempo tornam-se mais planas e esbranquiçadas. As cicatrizes são menos resistentes à radiação ultravioleta e os folículos pilosos e glândulas sudoríparas, não voltam a desenvolver–se nessas áreas.
Existem diferentes tipos de cicatrizes como as cicatrizes de acne, cicatrizes quelóides e hipertróficas, cicatrizes de cesariana e outras cicatrizes cirúrgicas.
Quem apresenta cicatrizes ?
As cicatrizes podem ser consequência de uma incisão profunda ou queimadura na pele e o tipo de cicatriz que surge depende de múltiplos fatores: da profundidade e do tamanho da ferida, da localização no corpo, da espessura e cor da pele e da direção da cicatriz. Outros fatores como a idade, genes e grupo étnico influenciam o tipo de cicatriz.